Sarau Cinematográfico Mascate Cineclube
 – Comunidade da Fumaça.

42756663_2078491935504530_7820346761171435520_o (1)

Programação

Troça do Ivo Sacudo (Música/ Bloco Carnavalesco)

Radi Oliveira (Literatura)

Marcio Vidal (Literatura)

Filme “Favela da Fumaça” (Cinema)

Filme “Nós,Carolinas” (Cinema)

Filme “Caxangá” (Cinema)

DJ e VJ Fabio Jota (Intervenções Sonoras e Audiovisuais)

Entrada Franca (Grátis)

Dia: 16/02 (Sábado)

Horário: 19hs as 22h00hs

Local: Rua Nova Doroteia s/n ( Campão) Bairro: Balneário São Francisco -Pedreira.
Confirma presença e compartilha o evento no Facebook

Sarau Cinematográfico Mascate Cineclube

O Sarau Cinematográfico Mascate Cineclube está de volta em 2019 com uma programação que destaca a produção cultural e audiovisual das periferias paulistas.

O evento apresentará uma programação composta por exibições de filmes, bate-papos, intervenções musicais, literatura, projeções audiovisuais com VJ, DJ e microfone aberto para o público participante.

O Sarau Cinematográfico Mascate Cineclube é um evento multicultural itinerante idealizado pelo Coletivo Mascate Cineclube para promover a produção audiovisual e cultural das periferias paulistas na região da Cidade Ademar e Pedreira na Zona Sul.

O Sarau Cinematográfico Mascate Cineclube realizará a 4º Edição na Comunidade da Fumaça com patrocínio do Programa VAI da Secretária Municipal de Cultura de São Paulo.

Acompanhe nossa página Mascate Cineclube:

Realização

Mascate Cineclube

Apoio

Associação Lar Maria Sininha

Jamac Jardim Miriam Arte Clube

Patrocínio

Programa VAI

Secretária Municipal de Cultura de São Paulo.

Releases

Troça do Ivo Sacudo

11002579_454367981383266_2979554130068986380_n

Troça do Ivo Sacudo é um Bloco Carnavalesco criado pelos membros do Grupo Maracagueto, Produtores Culturais e Moradores dos Bairros da Pedreira e Jardim Pantanal na Cidade Ademar em 2014. A Troça foi inspirada nas brincadeiras dos grupos carnavalescos de Recife e Olinda no Pernambuco e costuma sair sempre às terças de Carnaval pelas ruas da Cidade Ademar na Zona Sul Paulista.

Radi Oliveira

64418_10200246424620031_1882629920_nRadi Oliveira é poeta, cantora e educadora, mora na Cidade Ademar há muitos anos, realizando ações e eventos nas àreas da cultura e educação na Rede Municipal de Educação de São Paulo. Participou de diferentes eventos com literatura e música em Diadema e região da Cidade Ademar. Fez parte do Grupo Palavreiros de Diadema e a Banda Formigueiro (2003), participou ainda do Programa Poema Falado do Ponto de Cultura Mídias Literárias, Quinta Poética (2010 e 2011) na Casa das Rosas, participação especial no CD “O Canto e a Poesia de João Chaves e a Música de Téo Azevedo, Vol. 4” na faixa “A Filha do Czar” em 2011, além de organizar vários saraus e eventos no Ceu Alvarenga enquanto era Coordenadora de Ações e Projetos Culturais. Radi Oliveira apresentará a intervenção poética Literatura e Canção com participação especial do violeiro Gentil Tadeu

Marcio Vidal

download

Poeta e Mestre em Estudos Comparados de Literatura de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo – USP, onde concluiu a dissertação “Cooperifa e a Literatura Periférica: poetas da periferia e a tradição literária brasileira”. Tem públicado os livros “21 GRAMAS” (2016), “A Vida em Três tempos” (2013) e “Receitas Para Amar no Século XXI” (2010) e poema original adaptado pelo Coletivo Mascate Cineclube no videopoema Billings 3D.

Filme Favela da Fumaça

images

A documentário “Favela da Fumaça” é resultado da Oficina de Audiovisual realizado por Francisco Glauter do Coletivo Caco de Tela de Cinema e CAP – Coletivos Culturais da Cidade Ademar e Pedreira na comunidade da Favela da Fumaça. O filme foi produzido a partir de um roteiro desenvolvido pelos participantes e captado pelos moradores da comunidade.

Realização: Comunidade Favela da Fumaça/ Coletivo de Cinema Caco de Tela e CAP-Coletivos Culturais da Cidade Ademar e Pedreira

Tempo: 11min; Gênero: Documentário; Ano: 2014; SP.

Filme “Nós,Carolinas”

nos-carolinas_orig

“Nós, Carolinas” traz as vivências e vozes de quatro mulheres que moram em diferentes bairros: Parque Santo Antônio, zona Sul; Jova Rural, zona norte; Perus, região noroeste e Guaianases, na zona leste. Joana Ferreira, Carolina Augusta, Renata Ellen Soares e Tarcila Pinheiro falam o que é ser mulher da periferia em cotidianos particulares, mas conectados pelo recorte de classe, raça e de gênero. Assim como a escritora Carolina Maria de Jesus, que encontrou na escrita um instrumento para superar sua invisibilidade, essas outras Carolinas também invisíveis aos olhos do centro, usam a potência de sua voz para romper silêncios.

Realização: Nós, Mulheres da Periferia; Tempo: 17min, Ano: 2017, Gênero: Documentário; SP.

Filme “Caxangá”

thumbnail_caxanga

A população negra está morrendo, enquanto isso o dia amanhece na favela do Canto da Noite, Exu se veste para iniciar um dia de trabalho, o céu azulou, a xícara quebrou e o dia está só começando, nas estantes da velha casa as lembranças ancestrais, no coração o axé e o tambor que trilham o seu silêncio de cada personagem. Dizem que por onde passar é possível ouvir as crianças, de baixo de cada janela, se não as vozes, o som do tambor que bate em cada coração. A falsa segurança de morar na favela faz com que zinha fume um cigarro por trás das grades da sua própria janela, tem sol, tem polícia no morro e tem futebol. Nanã é quem acolhe todos em sua casa, solteira mãe de treze filhos que vê o dia passar tranquilamente enquanto faz serviços domésticos, atenta a todos os ruídos, pela sua janela notícia que uma bala acaba de ser lançada, o som cessou mas o tambor não parou o culto e o axé tem que continuar.

Realização: Aretha Naomi; Tempo: 14min; Ano: 2018; Gênero: Documentário, SP

DJ e VJ Fabio Jota (Intervenções Sonoras e Audiovisuais)

dsc06107

O DJ e VJ Fábio Jota apresenta sua pesquisa musical que reúne as sonoridades da música brasileira, latina, afro – brasileira e batuques do mundo, apresentando também intervenções sonoras e audiovisuais com textos, imagens e beats com referências da produção musicalliteratura e audiovisual contemporânea. Formado em Letras, sempre participa de saraus e eventos culturais no ABCD Paulista e cidade de São Paulo. Faz parte do Coletivo Mascate Cineclube desde 2010 com a produção de projetos e sessões cineclubistas nas quebradas paulistas.

Deixe um comentário